Durante a adolescência, tive uma experiência profissional marcante. Foi um trabalho especial pela intensidade das atividades que realizei, mas também pelas importantes lições que tive, e que as trouxe para a vida adulta.
No meu primeiro dia de trabalho, na produtora de vídeo do amado Dr. João Stéfan, enquanto aguardava as instruções para aprender sobre as funcionalidades técnicas de, ao menos, parte daqueles aparelhos que me cercavam, fui surpreendido com um gesto singular. Um gesto que, antes de tudo, me fez se sentir valorizado como uma peça importante dentro daquela equipe de trabalho.
Recebi das mãos do Dr. um livreto chamado FLORESÇA ONDE ESTÁ PLANTADO. O gesto me fez perceber a importância que dariam para quem eu era, e não apenas do que eu era capaz. Entendi o porquê desta valorização logo nos primeiros dias de trabalho.
Trabalhando com o Dr. João, aprendi que deveria empregar minhas forças em realizações que fizessem alguma diferença no mundo ao meu redor. A boa utilização das minhas habilidades, ou das que eu ainda viria a adquirir, seriam avaliadas pelo impacto que causaria na vida e bem estar das pessoas próximas. Esses valores ficaram muito claros em várias noites que passamos trabalhando, e se tornam tangíveis até hoje, quando recebo mensagens de pessoas impactadas pelo trabalho que realizei há vinte anos.
Dr. João era um líder inspirador e capaz de envolver centenas de pessoas para a realização de um sonho promissor.
Hoje, carrego todas esta lições em meu currículo, e com o propósito orientador de florescer onde eu estiver plantado.
Tenho tido a oportunidade de exercitar este propósito dentro do sistema penitenciário paranaense desde 2008, mas a atitude de oferecer minhas forças e habilidades para o mundo que me cerca me fizeram atuar em diversos pequenos projetos, com grupos, palestras, treinamentos e atividades comunitárias.
Mas nosso trabalho amadurece, nossas habilidades também, e estando um pouco insatisfeito com o uso limitado de tudo que tenho aprendido, sentia a necessidade de organizar minha experiência e minhas habilidades em algo desafiador, mas que, acima de tudo, provesse uma importante transformação na vida das pessoas. Isso aconteceu num momento de negatividade e incredulidade quanto ao desenvolvimento do nosso país. Enquanto eu tecia comentários pessimistas sobre empregabilidade e habilidade profissionais, um amigo muito especial me ouvia atentamente. Apesar do Professor Rodrigo Dantas ser da área de exatas, ele foi muito pontual na intervenção que me deu.
O Rodrigo basicamente esfregou na minha cara que eu seria capaz de resolver as coisas das quais estava reclamando. Ou seja, eu tinha responsabilidades quanto a isso. Eu não estava mais florescendo onde estava plantado. Havia perdido meu propósito, e por isso, estava servindo à negatividade.
Assim, comecei a reorganizar os conteúdos das minhas produções profissionais, dos treinamentos, grupos, da atividade no sistema prisional e os levantamentos de demandas que vinha recebendo na clínica, e orientar isso com foco, através das lentes do Treinamento de Habilidades Sociais, com o objetivo de empoderar pessoas que, assim como eu, estão buscando florecer onde estão plantados.
Por isso você está aqui agora. Porque em algum momento alguém questionou o perfil dos líderes que conduzem nossa sociedade, que representam o alto desempenho e têm nas costas a constante cobrança de manter os pilares sociais e econômicos de pé, independente de qualquer crise.
Se você está aqui hoje, é porque o Rodrigo estava certo.
Dr. João Stéfan Bubna e Prof. Rodrigo “Madruga” Dantas,
Meus sinceros agradecimentos à vocês.